segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Scarpins voltam com tudo!

O scarpin é um verdadeiro clássico do universo dos sapatos femininos e sinônimo de elegância e beleza. Nunca saem de moda e eleito como um dos modelos preferidos das mulheres. O nome tem origem italiana: scarpino é a forma reduzida da palavra sapato.   O scarpin foi introduzido na moda pelo estilista francês Christian Dior com o new look, em 1947, trazendo feminilidade para a mulher no pós guerra. Já o designer Roger Vivier  recebeu o crédito pela criação do famoso salto agulha no início dos anos 50.




O scarpin era originalmente, um calçado fechado e possuía um formato que se afinava em direção ao bico. A característica principal é o salto, médio ou alto, que varia de no mínimo 4 cm a 10 cm ou muito mais, dependendo da imaginação do estilista. Mais tarde, algumas marcas surgiram com novas propostas, bicos mais finos, arredondados ou até quadrados, estilo conhecido como boneca. Os saltos também foram alvo de inovação. Hoje é possível encontrar modelos com saltos agulha, plataforma, anabela, quadrados; inclusive com materiais inovadores como acrílico, metal e madeira. O sapato é tão versátil que já existe em couro, em tecido, envernizado, com laços, fivelas, correias e tiras, bicolor ou mesmo, de plático, como foi o caso do lançamento da Melissa Loop, Temptation e Vivienne Westwood.
                                                      




No seu retorno fashion, adquiriu status de desejo e tem sido visto nos pés das fashionistas e celebridades mais estilosas do mundo. O modelo de salto fino é perfeito para alongar a silhueta e transforma qualquer produção básica em um look estiloso e elegante.  Glamorosos, eles combinam com saias, vestidos, calças compridas (especialmente as skinny), alongam as pernas e emprestam classe a qualquer situação. Que o digam as divas de hoje, que adoram usar seus scarpins com jeans e uma camiseta básica para ir a qualquer lugar, já que podem com eles compor diversos looks, do chique, casual ao mais despojado.
No dia a dia o melhor a fazer é escolher um modelo de salto médio e cores variadas. É bom evitar brilho, aposte em foscos e com poucas estampas. A dica são os scarpins lisos, mas com cores vibrantes.


A noite pede brilho, nada melhor do que um scarpin de verniz. Além de dar mais vida para o pretinho é super elegante. Além do verniz a dica é aposte nas texturas e nos modelos metalizados.


Fotografia Nely de Carvalho

Os tons neutros são os mais indicados para quem prefere ser mais discreta. Quando a roupa é muito chamativa, use um mais discreto, nada de paetês e gliter. Tons de bege e nude são os campeões da preferência feminina.

Os scarpins em tons discretos ganham vida com detalhes como flores e laços.




Mais um segredinho: os scarpins alongam as pernas e são ideais para baixinhas. As altinhas demais evitem os modelos que deixam o peito do pé à mostra.
Nossa... amo esses sapatos!!! E você, qual é o seu preferido?


                                                                                             Nely de Carvalho





Um comentário: