terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sinta-se a vontade

Oi gente, hoje falarei sobre uma peça quase que obrigatória nos looks compostos por mulheres e homens. É o bom e velho cinto.

Há documentos que provam a existencia desse acessório desde a Idade do Bronze. Dependendo da época, variou bastante a sua utilização, e ainda era raro na moda feminina, exceto no início da Idade Média, final do século XVII e entre 1900 e 1910.

Os muscle-mans e os grandes cintos

Já nos anos 20 os homens passaram a usar os cintos. Antigamente o seu uso estava associado aos militares e ainda tinha o propósito decorativo. Mas hoje em dia os homens usam por motivos úteis e, as mulheres, com propósito de ornamentação.



Na década de 1850 o cinto costumava ser feito com o mesmo tecido do vestido ou saia. No final do século XIX, por influência do art nouveau, cinto com fivelas decorativas tornaram-se populares.

1854 - 1942, 1910 e 1905


Após a Segunda Guerra Mundial, os cintos ficaram mais largos com a intenção de se adaptar ao New Look de Christian Dior (busto suave, cintura marcada e quadris adornados com saias amplas e cheias de camadas), popular na década de 50.

Atualmente ele nada mais é que um artigo de moda, que consiste numa tira flexível, normalmente feita de couro ou algum tecido resistente, utilizado também para segurar as calças ou, simplesmente como adorno do vestuário.





Tendências
Anos 60 – cintos de couro, de plástico e de corrente douradas foram uma febre, e houve uma breve tendência de uma versão do cinto de caubói com fivela grande.
Anos 70 – cintos de estilo masculino geralmente de couro em larguras e modelos diferentes; os de couros vibrantes tiveram especial popularidade.
Anos 70/80 – a influência dos estilistas japoneses na moda suscitou a tendência de cintos enrolados várias vezes em torno do corpo.
Anos 90 – cintos de borracha, plástico, camurça, metal, couro, ouro e tecido de shapes que iam dos que se assemelhavam a espartilhos reduzidos, feitos com barbatanas e entremeios de elástico até os mais finos.
Anos 2000 – cintos de estilo retrô, new look, faixas amarradas, obis, cintinhos reduzidos de verniz, revelando uma tendência: – a cintura alta e bem marcada. Não é mais importante que o cinto segure a roupa na cintura, mas que seja um item de acessório para chamar atenção e complementar a vestimenta.

Veja algumas maneiras de como utilizá-los.


Dicas anotadas? Pronto, agora é só correr pra loja mais próxima.


Erica Bravo


Um comentário:

  1. Meninaaa..que lindo!
    Amei saber a origem do cinto..e outra..haviam os cintos, além dos de couros, que eram feitos do proprio tecido do vestido..é meio do tempo da nossa vó..hahha

    Mas os que eu mais amo de paxao, sao os cintos que a gente dá um nó..tipo esse aí da ultima foto

    adorei!!

    beijooos

    ResponderExcluir